sábado, 26 de março de 2011

O homem o sábio da linguagem

Desde pequenos somos identificados como seres dotados de inteligência para distinguir do animal irracional. Nesta viabilização distinta nós nos defrontamos com a linguagem que abstraímos do meio que convivemos. Será que somos realmente este ser que estar construído hoje? Ou será que, às vezes, devemos nos colocar na posição do outro para vivermos em paz consigo mesmo? O homem desde a antiguidade busca se relacionar com os outros sendo pelos desenhos e e, hoje, até pelos computadores. Este homem movido pela razão e sentimento, faz e desfaz, toda compreensão de entendimento, quando se encaminha para uma intolerância, ou seja, preconceito. Há relações de preconceito por situações diversas, tais como: o preconceito racial, o preconceito de situação social e outros. Sobre isto, nós ainda nos perguntamos se ainda somos iguais se há tanto preconceito. O ser humano constrói sua linguagem ao decorrer da vida, mesmo com os ensinamentos escolares como da sua vivência em sociedade. Mas, suas linguagens ainda não são aceitas, por exemplo, no Brasil há imensidões de gírias, linguagens coloquiais. Será que renegar a imagem do povo brasileiro é uma das alternativas para que a linguagem seja construída pelas identidades e diferenças? Não é distante a nossa lógica humana que o homem consegue se estruturar, mesmo com dificuldades. São casos, por exemplo: um aluno que obtinha sempre as piores notas na escola e no certo momento da vida é um profissional liberal com sucesso financeiro. Digo isto, pois o homem se qualifica hoje pelos meios econômicos e não busca mais a valorização do próprio homem. Como ficarão as novas gerações senão houver a linguagem humana? Será que vamos desaparecer porque não conseguimos nos comunicar com os outros? Esperamos que o homem construa sua identidade na linguagem do outro, pois só assim conseguiremos viver numa sociedade com espírito de humanidade.

Mais sobre: O homem: o sábio da linguagem

Protesto quem te protestas

Protesto quem te protestas

Em tempos de grandes dificuldades financeiras há uma revolta popular de reinvidicação que os governos não conseguem reverter o quadro. O protesto é uma forma de mostrar que a população tem força, mas só que muitos ainda buscam a repressão compulsiva, não somente hoje que tem o estado de emergência que existe no Oriente Médio.
Todo o mundo pratica de violência contra quem ousa ser o contrário, isto é uma realidade em países que são democráticos e em regimes ditatoriais. Não sabemos como será o Oriente Médio após esta onda de protesto que a três meses assola o mundo árabe. Mas sabemos que interesses são enormes para o contingente do mundo financeiro.

terça-feira, 22 de março de 2011

o trabalhador brasileiro

O trabalhador brasileiro

O trabalhador brasileiro é magnífico vive de diversas formas. Em outro mundo podemos dizer que ele é um herói, que possui força física e moral para trazer o alimento aos seus familiares. Quando precisa, é um verdadeiro homem ou mulher que com tanta injustiça social tem que acordar cedo, digo cedo não e sim madruga para trazer um pão de manhã para seu filho, a qual chora de tanta fome que passa.
É um verdadeiro herói, o brasileiro que pela manha não tem nem o pão para comer e ainda pensa em comer uma lasanha no almoço, pois o arroz e feijão é sua melhor e mais magnífica refeição, porque ela vai ser a única do dia, não tem merenda, lanche, porque não dá mesmo.
Se colocar a mão no bolso não tira nem um vintém porque não ganha e sim procura como um desesperado pela única coisa que ele sabe fazer todos os dias trazer o pão aos seus filhos que choram de fome. Ainda chamam o trabalhador brasileiro de preguiçoso e quando tenta um emprego tem que ficar na fila que são léguas e léguas de distância.
A burocracia que o sistema coloca como uma marcha a seguir tem como base dizer que se o trabalhador não tem estudo, o mesmo não é qualificado para tal serviço e o trabalhador ainda responde com os olhos calejados de saber que vão dispensá-los porque não tem o ensino fundamental completo e fica triste e volta para casa com um ar de tristeza que nem a melhor comida do mundo fará jeito. Porque volta como um derrotado pela sua condição de pobreza, de não lutar desde criança para enfrentar as barreiras sociais da vida no mundo selvagem. Este é nosso trabalhador brasileiro que tem de suportar toda carga da vida e ainda ser chamado de mau caráter pelas pessoas talvez pela sua roupa que anda rasgada.
O bico é o único trabalho que faz todo dia, não tem carteira assinada, mas tem dinheiro, nem sabe se estão explorando porque nem importa, porque o mesmo quer uma vida se for assim. O bico, às vezes, é uma forma de compensar de tantas derrotas que passa pela vida, ele vive e sobrevive de muitas formas para ter pelo menos um pedaço do pão e ele mesmo sabendo que é pouco demais, mas é a única coisa que veio para ele e ainda agradece porque não tem mesmo opção de escolha se ele quiser tem que estudar concorrer e ter algo promissor.Mas a luta do dia a dia o trabalhador sobrevive e vive. Sabe quando aumenta um pão e seu dinheiro fica reduzido a pó, que vida indigna que passa todos os dias sem nem uma luz no final do túnel.
Diríamos que o trabalhador brasileiro é um super empresário, que se autodisciplina para encontrar as várias razões de viver. Pois até mesmo para encontrar seu local de bico com suas vendas, ele próprio tem que chegar e organizar, isto são de dá inveja a qualquer um dos maiores administradores do mundo.

domingo, 20 de março de 2011

Mulheres!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Esse é o dia da mulher, aquela que nasce para brilhar, para lutar neste planeta, olhe que dizem que a mulher é frágil. essa mulher desde criança tem que lutar pelos seus sonhos, pelas suas conquistas é uma mulher que vive a sua glória permanece se encantando pelos arredores do mundo. Hoje no seu dia quero dizer que eu sou uma mulher não pelo simples fato de ser mulher, mas pelo que me fizeram mulher, mulher amada, mulher ousada, mulher que tenta toda hora a mudar de vida, de gosto, de tantas tentativas que me impulsionei neste mundo que não tenho vergonha de ser mulher, sei que é dolorido quantas mulheres não se sentem mais mulheres pelas circunstâncias da vida. Nossa sociedade é injusta as mulheres são ainda sem tanta represntatividade na política, na justiça e em outros campos da sabedoria, mas melhoramos com raça que somente nós as destemidas que levantam a cabeça e surgem das cinzas. E tem o poder de ver e melhorar as vidas. Parabéns a nós mulheres pelo sue dia e que todos os dias sejam nossos de corpo e alma que o mundo seja dessa rosa que brota nos corações dos amantes e amados, somos nós mulheres que damos a vida a outra vida...